06/11/2017 às 11:28 Casamento

Passo a Passo para Planejar um Casamento

1250
5min de leitura

A data tão esperada para o seu casamento está chegando e a organização deve começar com bastante antecedência. Pelo menos 1 ano e 6 meses antes, deve-se planejar um casamento, para que tudo o que o casal pensou, tanto para a cerimônia quanto para festa, faça parte deste evento.

As primeiras atribuições que você e seu noivo ficarão encarregados são dê pesquisar e planejar qual igreja será a escolhida, o salão de festas, a lista de convidados, se vão querer um cerimonialista e um fotógrafo de casamentosaltamente profissional.

Acompanhe agora o tema planejando um casamento passo a passo, e fique de olho em toda a rotina para o sucesso desta celebração.

A partir de 18 meses antes do casamento

Lista de convidados

Pensem na lista de convidados inicial e de acordo com o orçamento de vocês, vão reduzindo a mesma. O objetivo disso é um planejar um casamento simples e barato, mas ao mesmo tempo, que surpreenda os amigos e familiares.

Reserva de locais de casamento

Com a lista definitiva de convidados e sabendo o tamanho da festividade, já é possível reservar a igreja e a recepção de casamento.

Algumas igrejas são muito requisitadas para o casamento religioso. Por isso, marque com bastante antecedência o dia e o horário da sua ocasião. Depois, pesquise e confirme o buffet, já pensando também na decoração dos ambientes.

FotógrafoNesse período pré-casamento, pelo menos 15 meses antes do evento, você deve escolher um fotógrafo de casamentoscom experiência.

A partir de 1 ano para o evento

Buffet, dj, cabeleireiro

Continuando a planejar um casamento, por volta de 1 ano para a realização da ocasião, deve selecionar o buffet, dj e deixar reservado uma data com o maquiador e cabeleireiro no dia do casamento.

Decoradores, bandas e vestido

Depois, faltando 9 meses, já é o tempo ideal para acertar com os decoradores, bandas e iniciar a pesquisa do seu vestido de casamento.

O tempo adequado para planejar e escolher o vestido de noiva é de 6 a 9 antes do casamento. Se desejar um modelo exclusivo, o ideal é solicitar com bastante antecedência.

Isso ajudará a conseguir um profissional com disponibilidade para produzir a peça, cobrando um preço que caiba no seu bolso.

Decoração e serviço de bar

De 8 a 9 meses pré-evento, defina o tema da decoração e como este tema deve compor os ambientes de casamento.

Acerte então a paleta de cores do casamento, a decoração, a iluminação, os objetos, mobílias, buffet e lembrancinhas, tudo se espelhando no estilo de festa escolhido.

Ao planejar o casamento nesse período, estabeleça ainda o serviço de bar e os tipos de bebidas de sua festividade.

Uma das formas de como planejar um casamento econômico é justamente no quesito bebidas. Uísques encarecem o evento. Prefira cervejas, coquetéis, caipirinhas e espumantes nacionais.

A partir de 6 meses para o evento

Padrinhos e lua de mel

Para planejar o casamento em 6 meses antes do grande dia, já é a hora de eleger os padrinhos, tanto do casamento religioso quanto do civil. O convite deve ser feito pessoalmente, porém se a pessoa mora em outra cidade, ligue e a comunique.

Nesse mesmo período, selecione as daminhas de honra e pajens. Providencie ainda sua lua de mel, caso o orçamento permita.

Procure pelas agências de turismo para escolher e agendar as passagens para o local definido. Se não forem viajar no mesmo dia do casamento, já deixem acertado o lugar que passarão a noite de núpcias.

Bolos e doces

Faltando 5 meses para a ocasião, você deve se preocupar com os bolos, doces e bem casados, com o intuito de planejar um casamento barato.

O bolo de casamento é um dos principais itens da festa de casamento. Por isso, pesquise por confeiteiras e designers de bolo com preço acessível. Evite essa correria para última hora.

Convite e carro da noiva

Restando 4 meses para o casamento, defina os convites, o carro que lhe tragará até a igreja e as lembrancinhas. E ainda, caso tenha alguma bebida que o buffet não trabalhe, escolha quais devem agregar no cardápio.

A partir de 3 meses para o evento

Providenciar diversos itens

O planejar de um casamento em 3 meses envolve determinar o buquê de flores, a grinalda, véu e demais aparatos de uma noiva.

Este é o momento ainda para resolver os documentos para o casamento civil, decidir a roupa dos padrinhos, do seu noivo, das damas e pajens. Por fim, divulgue o site da organização do casamento.

Entrega dos convites e degustação do cardápio escolhido

O casamento está chegando, e até lá tem ainda 2 meses. Nessa época, distribua os convites, faça a degustação para aprovar o cardápio da festa e contrate os seguranças de sua recepção, o que também não pode faltar.

A partir de 1 mês para o evento

Reunião final

Agora resta 1 mês, e para planejar o casamento neste período, encontre com o decorador e com o DJ. Verifique como andam os preparativos. Faça ainda a gravação dos nomes nas alianças, e termine de entregar os convites.

Prova do cabelo

Faça a prova do cabelo e maquiagem restando 15 dias para o evento. Outra tarefa que deve ser feita é de conferir tudo o que já foi pago e o que ainda está pendente.

Ensaio da cerimônia

Na semana do casamento, realize o ensaio da cerimônia de casamento para que tudo ocorra nos conformes. Deixe pronta a mala para a lua de mel e pegue o vestido de noiva.

Véspera do casamentoDiante de 1 dia separando o evento, para planejar o casamento separe os trajes que usará no tão aguardado dia, como vestido, sapato, véu e outros acessórios.

Vá ainda ao pedicure e faça a depilação. Para chegar bem no dia casamento, a preparação de véspera deve incluir alimentos leves e nada de bebida alcoólica.

Dia do casamentoÉ o dia de beleza da noiva. Inicie bem antes sua maquiagem e o penteado, para que sobre tempo para tirar fotos e para não atrasar na hora marcada da cerimônia de casamento.

Conclusão

Dessa forma, foi detalhado como planejar um casamento com 1 ano e 6 meses de antecedência. Se os fornecedores e profissionais forem tão organizados como você foi, não haverá atrasos nem mudanças de última hora. Assim, seu casamento será perfeito, de acordo com o programado.

06 Nov 2017

Passo a Passo para Planejar um Casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

12 de Set de 2017

Significado das Cores do Vestido de Noiva

24 de Nov de 2017

10 Ideias de Lembrancinhas para Padrinhos e Madrinhas de Casamento

19 de Set de 2017

12 Sugestões de Cores Para a Decoração de Seu Casamento