23/10/2017 às 11:17 Casamento

7 Principais Dúvidas Sobre Casamento

866
4min de leitura

Quando o assunto é casamento, todo mundo se anima. Porém, o contrato estabelecido entre o casal deve respeitar algumas regras. Nesse momento, surgem muitas dúvidas sobre casamento, como o casamento no civil, religioso, casamento universal e parcial de bens, entre outras.

Confira agora os principais questionamentos de casamento.

O que é casamento civil?

O casamento civil é um contrato estabelecido entre você e seu companheiro. Ambos devem manifestar, diante do juiz, a vontade em firmar um vínculo conjugal. Dessa forma, a autoridade judicial declara a união de vocês, decretando o casamento.

Veja como você deve proceder para poder casar no civil.

Autorização para casar

O primeiro estágio é o comparecimento dos noivos ao cartório de registro civil. Para dar entrada no casamento, é obrigatório ir ao cartório mais próximo da residência de um de vocês.

Assim, o cartório deve pertencer ao subdistrito onde moram, para poderem iniciar o procedimento no civil.

No cartório, vocês serão investigados de modo que o casamento seja legal. Isso quer dizer que vocês precisam comprovar que estão livres e desimpedidos para casar.

Nesta fase, alguns documentos são requisitados para a efetivação do casamento. Você deve providenciar a papelada até 30 dias antes da cerimônia de casamento. Para que o processo não se prolongue, fique responsável pela documentação.

Depois de verificado e aprovado os documentos, o oficial divulga o casamento civil na imprensa local para conhecimento do público. A partir da publicação, se não houver nenhum tipo de impedimento em 15 dias, pode enfim concretizar seu sonho. Você tem 90 dias corridos para se casar.

Agendamento para a cerimônia

Com a documentação validada, deve-se agendar uma data para a cerimônia, e definir se desejam casar no cartório, buffet ou na própria residência.

Confira se a data escolhida está disponível no cartório, lembrando que o ato de casar pode ser realizado em qualquer cartório.

Caso o casamentocivil seja em outro local, nesse caso o juiz de paz deve pertencer ao cartório mais próximo, onde foi concebida a habilitação para a união do casal.

A cerimônia

Por fim, a cerimônia é a última etapa para o casamento no civil. A realização da cerimônia depende do juiz de casamento, do escrevente, dos noivos e padrinhos.

Este processo é rápido, basta sua confirmação e de seu companheiro declarando a vontade de seguir em frente e selar a união.

Deste modo, o juiz declara aprovado o casamento civil. Depois de assinado o contrato, você e seu par recebem a certidão do casamento.

O que é união estável?

A união estável é a junção de duas pessoas que vivem como se fossem casadas. O casamento civil se assemelha à união estável em muitos aspectos.

Por exemplo, assim como diz na constituição tanto de união estável e quanto do casamento civil, nos dois casos o objetivo final é a constituição de uma família.

Os direitos civis de ambos também são iguais, como os benefícios de previdência, financiamento de imóveis, seguro de vida e convênios médicos.

E ainda, não há mudança na forma quando se trata dos sobrenomes, que podem ser modificado nos dois casos. Também não tem alteração com relação à guarda dos filhos, pensão e herança, onde neste último 50% dos bens ficam para seu companheiro e 50% aos filhos.

A principal diferença entre os dois tipos é que na união estável se tem menos burocracia e você e seu companheiro tem muitos direitos assegurados. Veja outras distinções entre ambos os tipos de união.

Efetivação

A união necessita apenas de sua existência, ou seja, não é preciso a formalização no cartório. Porém, para adquirir benefícios, alguns documentos simples são requisitados, além de testemunhas.

Conhecimento do casamento

O casamento não precisa ser publicado, como é o caso do casamentocivil. Pode ser particular.

Estado civil

Não há modificação no estado civil. O seu status de solteira, divorciada, viúva ou separada não muda com a união estável. Já no casamento civil modifica-se para “casada”.

Regime de bens

Por padrão, o regime é a comunhão parcial de bens. Porém, caso haja uma escritura pública, pode-se optar por outro tipo de regime.

Separação

Na união estável não exige processo judicial ou acordo entre as partes, como no caso do casamento civil. Basta que a união do casal seja rompida publicamente.

O que é casamento universal de bens?

No casamento universal de bens, todo o seu matrimônio atual e futuro pertence ao casal, e vice versa.

Para validar essa situação, é preciso que vocês registrem essa divisão de bens num tabelionato de notas. Isso deve ser feito antes da entrada do casamento no cartório.

O que é casamento parcial de bens?

Somente os bens conquistados após o casamento pertencerão ao casal. Dessa forma, no casamento parcial de bens, seu matrimônio adquirido antes da cerimônia continua em seu domínio.

O que é casamento em diligência?

O casamento em diligência é aquele celebrado fora do ambiente de cartório. As mesmas regras valem nesse caso, como a presença do juiz de paz do cartório mais próximo do casal, escrevente e testemunhas.

O que é casamento nuncupativo?

Ocorre quando uma pessoa está em estado terminal e se deseja união do doente com outra pessoa. Nessa situação, não há tempo para cumprir toda a trajetória da cerimônia de casamento.

O casamento nuncupativo garante ao companheiro os mesmo direitos que teria num casamento civil. Um dos requisitos para ser validado é a presença de 6 testemunhas.

As mesmas têm o prazo de 10 dias para se deslocarem até um juiz e confirmarem o casamento nuncupativo. A autoridade judicial fará uma averiguação antes de aprovar.

O que é casamento religioso?

O matrimônio religioso ou casamento religioso é a celebração onde se define a união do casal perante as regras da religião. O casamento religioso em si não tem efeito civil.

Conclusão

Através do entendimento destas principais dúvidas sobre casamento, você é capaz de distinguir os modos de casamento, qual a conduta pertinente ao casamento civil e como funciona a partilha de bens e a união estável. Entre os tipos de casamento, foram desmistificados os casamentos em diligência, civil, religioso e n

23 Out 2017

7 Principais Dúvidas Sobre Casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Dúvidas Sobre Casamento

Quem viu também curtiu

12 de Set de 2017

Significado das Cores do Vestido de Noiva

24 de Nov de 2017

10 Ideias de Lembrancinhas para Padrinhos e Madrinhas de Casamento

19 de Set de 2017

12 Sugestões de Cores Para a Decoração de Seu Casamento