Imagem capa - Quantos Convites de Casamento é Preciso Comprar? por Studio JR.
Casamento

Quantos Convites de Casamento é Preciso Comprar?

Depois que você definiu a quantidade de convidados, seja uma lista final ou quase definitiva, é possível que você calcule quantos convites de casamento comprar. Pensando nos imprevistos, o ideal é comprar convites extras, além do número fixo de convidados.


Você tem ideia de quantos convites de casamento deve adquirir? Essa é uma dúvida de muitas noivas. Por isso, acompanhe esse artigo e não deixe nenhuma pessoa sem ser formalmente convidada.


Descubra o número mágico de convites de casamento


Você já sabe quantos são os convidados da sua festa de casamento. Agora, o próximo passo é agrupar as pessoas em categorias.


Isso quer dizer que as famílias, casais e solteiros recebem apenas um convite cada um destes grupos.


Depois de estabelecido a quantidade agrupada de convidados, basta adicionar 20% para fixar quantos convites de casamento comprar.


Veja o exemplo prático a seguir, baseando num total de 102 pessoas convidadas.



Total de Pessoas

Número de Convites

6 famílias com 5 pessoas

30

6

5 famílias com 4 pessoas

20

5

4 famílias com 3 pessoas

12

4

10 casais

20

10

20 solteiros

20

20



Com base nisso, dá para perceber que o total de convidados é de 30 + 20 + 12 + 20 + 20 = 102. Siga agora os passos a seguir para compreender a quantidade perfeita de convites que você deve comprar:


• Calculando o número de convites agrupados por famílias, casais e solteiros: 6 + 5 + 4 + 10 + 20 = 45.


•  Agora, adicionando os 20% em cima de 45, temos 1.2 x 45 = 54.


• Portanto, neste caso o número mínimo de convites de casamento que você deve adquirir é de 54.


Por que comprar convites de casamento a mais?


Os 20% de convites reservas estão relacionados aos imprevistos que podem acontecer, como por exemplo, se você ou seu companheiro esqueceu de algum convidado especial.


Você também deve comprar convites de casamento a mais para que, por ventura, o calígrafo erre o nome de algum convidado.


Lembrando que calígrafo é o profissional que faz o trabalho artístico, escrevendo manualmente o nome das pessoas nos convites de casamento.


Assim, caso ele se equivoque na escrita de algum nome, você tem convites substitutos para repor.


Quando enviar os convites?


Antes de entregar os convites de casamento, é importante enviar um “save the date”, como se fosse um pré-convite.


Através do save the date, as pessoas ficam sabendo do seu casamento e já podem reservar na agenda a data de realização do evento.


Essa lembrança pode ser feita através de cartões ou via e-mail. O prazo ideal para mandar o save the date é 4 meses de antecedência à ocasião.


Já com relação ao convite oficial de casamento, a sugestão é que seja enviado com 2 meses de antecedência.


Esse tempo é ideal, já que caso o serviço de correios atrase, o último convidado que receber o convite estará com ele em mãos com pelo menos 1 mês de antecedência.


Os convites devem ser entregues pessoalmente?




Depois de solucionada a questão de como comprar um convite de casamento e quando enviá-lo, sua maior preocupação pode ser em como proceder na entrega dos convites.


Para as pessoas mais próximas, que você faz questão de chamá-las individualmente e contar um pouco mais sobre o casamento, os convites podem ser entregues pessoalmente.


Isso é importante para você demostrar um carinho e dizer que a presença delas em seu casamento é indispensável.


Os padrinhos, madrinhas, amigos e familiares próximos envolvem as pessoas para deixar em mãos os convites.


Os demais presentes na sua lista de casamento, para evitar o trabalho devido à grande quantidade de convidados, os convites podem ser deixados nas portarias do prédio. Sua cerimonolista e padrinhos podem lhe ajudar neste processo.


Se surgir alguma oportunidade que reúna muitos convidados, esta é uma boa possibilidade para entregar os convites de casamento individualmente. Se a distância for maior, o trabalho ficará por conta dos correios.


Neste caso, você pode mandar uma mensagem ou e-mail ao convidado, expressando que enviou o convite via correio e deve chegar à casa da pessoa em determinada data. Esse cuidado mostra ao convidado o quão importante ele é para você.


E quanto aos convites individuais?


Os convites individuais são os microcartões, os quais são entregues juntos ao convite de casamento, sendo um para cada elemento da família.


Eles não são obrigatórios e muitos casais não gostam dos miniconvites. A função deles é barrar os penetras da festa de casamento, caso não tenham sido convidados.


Se você desejar os convites individuais, a conta para não errar na quantidade ideal segue a mesma lógica descrita anteriormente.


Sendo assim, some 20% ao número total de convidados. Seguindo o exemplo acima, 20% de 102 pessoas (1,2 x 102) resulta em 122,4. Portanto, arredondando, será necessário comprar 123 miniconvites.


Conclusão


Deste modo, é importante ter uma folga no número de convites de casamento. O cálculo de quantos convites de casamento comprar é simples, basta reunir as famílias, casais e solteiros, e diante disso, adquirir 20% a mais de convites.


Para que todos os familiares e amigos compareçam em seu casamento, mande o save the date com 4 meses de antecedência, e restando 2 meses para o grande dia, envie o convite oficial de casamento.


Caso você não saiba como fazer uma lista de convidados, não se desespere! Nós te ensinamos, como fazer uma bela lista de convidados para o seu casamento.