02/01/2018 às 11:11 Casamento

Entenda o que Escrever no Convite de Casamento

4864
4min de leitura

O convite de casamento deve se adequar ao estilo do evento. Por isso, para você escolher o modelo do convite, é preciso ter em mente o estilo da festividade, sua decoração e a paleta de cores.

A partir deste ponto, e depois de definido o papel apropriado, a fonte e a cor da letra, chegou a hora de estabelecer o que escrever no convite de casamento. Fique atento aos principais tópicos de um convite de casamento e como devem ser formalizados no papel.

1) Nome dos pais

Nos dias de hoje, não é uma regra colocar o nome dos pais dos noivos, porém muitos ainda seguem a tradição em sinal de consideração, carinho e respeito pelos genitores.

Antigamente, esse item era obrigatório, já que os pais eram os responsáveis financeiramente pelo casamento como um todo. Como hoje muitos dos noivos são independentes, os custos do convite ficam por conta própria.

Seguindo a tradição, o primeiro item sobre o que escrever no convite de casamento refere-se ao nome completo dos pais dos noivos.

No modelo formal, primeiro você coloca os nomes dos pais da noiva, do lado esquerdo, e na parte direita, os pais do noivo.

•  Como fazer se os pais são separados?

Se os seus pais estiverem separados, independente do divórcio, eles continuam sendo importantes na sua vida. Sendo assim, o protocolo sugere adicioná-los no convite de casamento.

Porém, vamos supor que haja uma grande desavença com seu pai ou mãe, e você estipule que um dos dois não deve constar no convite de casamento. Neste caso, o ideal é não colocar nem o nome do pai nem da mãe.

• Pais falecidos

E o que escrever no convite de casamento se os pais não estiverem mais vivos? Eles merecem ser lembrados e homenageados, e por isso, seus nomes completos devem ser inseridos normalmente.

Uma maneira de engrandecê-los é colocar um coraçãozinho ao lado do genitor falecido. Você também pode acrescentar depois do seu nome as palavras “in memoriam” ou “para sempre na memória”.

• Padrastos e madrastas

Quanto aos padrastos e madrastas, vai depender se você e seu noivo querem adicioná-los no convite de casamento.

Se houver uma proximidade com eles e você almeja a presença do padrasto no convite de casamento, depois de acrescer os nomes da sua mãe e pai biológicos, embaixo inclua o seu padrasto.

Outra forma de lembrar deste ente familiar, caso seja da sua vontade, é mencioná-lo indiretamente. Neste caso, você pode colocar o termo “Juntamente com suas famílias”. Ficaria assim:

Nome da noiva & Nome do noivo

Juntamente com suas famílias

2) Nome dos noivos

Quando for escrever um convite de casamento, lembre-se de colocar primeiro o nome da noiva e depois do noivo. Neste caso, é necessário somente o primeiro nome de cada um.

3) Dia, horário e local do casamento

Nunca esquecer das informações básicas do casamento, como dia, horário e onde serão realizadas a cerimônia e festa de casamento.

Deste modo, se o casal casar na igreja e realizar a recepção em outro ambiente, coloque o nome e endereço da igreja, e ainda, o endereço do salão de festas.

O que você pode fazer também é, junto ao convite de casamento, anexar um mapa explicando como chegar até os locais escolhidos da ocasião.

4) Dados para confirmação dos convidados

Por último, adicione o R.S.V.P, que traduzindo do francês para português, significa “responda por favor”.

Neste campo do convite de casamento, escreva um aviso para que o convidado confirme presença até certa data, através do site do casamento, telefone ou e-mail.

5) Nome dos convidados

Sobre o que escrever do lado de fora do convite de casamento, é justamente o nome dos convidados.

Para realizar a escrita dos nomes dos convidados, você pode contratar um calígrafo ou então utilizar as “tags”. Estas são pequenos papéis 3x4 ou 4x6, que podem ser impressos os nomes dos convidados.

Para não errar quanto à maneira correta de escrever o nome dos convidados, veja algumas dicas a seguir:

Solteiros: coloque o nome completo da pessoa.

Casais que não são casados: insira o nome dos dois, sendo que não precisa colocar o sobrenome por completo. Exemplo: “Anderson Filho e Mariana Dias”.

Convidados casados: a etiqueta indica acrescer “Sr. e Sra.” antes do nome completo do homem. Exemplo: “Sr. e Sra. José Rodrigues Júnior” ou “Sr. José Rodrigues Júnior e Sra.”

Para as famílias com filhos: adicione “e família” depois do nome do pai. Exemplo: “Sr. José Rodrigues Júnior e família”.

6) Convite individual de casamento

Os miniconvites servem para evitar que pessoas não convidadas entrem na sua festa de casamento. Eles não são obrigatórios, e por isso, você e seu companheiro devem decidir se vão querer.

Caso optem pelo mesmo, o conteúdo sobre o que escrever convite individual casamento é básico, com poucas informações.

Coloque os termos “convite individual”, “apresentar na entrada”, além do nome dos noivos, data e hora do evento.

Conclusão

Você aprendeu neste artigo o que escrever no convite de casamento, juntamente com as etiquetas e protocolos que devem ser considerados.

Dentre os elementos essenciais ao convite de casamento, estão o nome completo dos pais da noiva e do noivo, os primeiros nomes dos noivos, sendo que seu nome vem antes que o do seu companheiro.

O convite de casamento agrega ainda o dia, horário e locais escolhidos para o casamento, as informações para que seus convidados confirmem o comparecimento, e por último, o nome dos convidados no lado externo do convite.

Caso você saiba o que escrever no convite de casamento e não saiba quantos convites encomendar, não se desespere, nos ensinamos tudinho sobre quantos convites de casamento é preciso comprar.

02 Jan 2018

Entenda o que Escrever no Convite de Casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

convite casamento o que escrever no convite de casamento

Quem viu também curtiu

12 de Set de 2017

Significado das Cores do Vestido de Noiva

24 de Nov de 2017

10 Ideias de Lembrancinhas para Padrinhos e Madrinhas de Casamento

19 de Set de 2017

12 Sugestões de Cores Para a Decoração de Seu Casamento