Imagem capa - Significado das Cores do Vestido de Noiva por Studio JR.
Casamento

Significado das Cores do Vestido de Noiva

A decisão mais difícil para a noiva é o vestido de casamento. Nesta ocasião, sua ideia é esbanjar beleza e ser o centro das atenções. Para isso, precisa escolher a cor ideal do vestido de casamento. Dentre as cores do vestido de noiva, o branco é o preferido, nos seus mais variados tons, como marfim, branco natural e champanhe.


Para fazer a melhor escolha, além de analisar a beleza do vestido de casamento, veja também a interpretação de sua cor, ou seja, o que ela representa. Se você acredita muito ou pouco em superstição, nada como entender o significado de cada cor do vestido de noiva para simplificar a sua decisão final.

Branco

O vestido de noiva de cor branca simboliza pureza, fé, luz, perfeição e um novo começo. Se você não quer o tradicional branco, porém não deseja distanciar muito deste tom, está na moda a cor “off-white” ou perolado. Não é branco puro e nem um champanhe ou rosé, e sim um tom natural e mais quente, que veste muito bem nas peles morenas.


Azul
O vestido de noiva de cor azul traz diferentes significados. Na China, ele simboliza imortalidade; na França, a cor azul representa a realeza e no Egito é sinônimo de divindade.

No quesito religião, o vestido de noiva azul é visto no judaísmo como uma cor santa, o que representa a sinceridade. Para o cristianismo está relacionado à virtude, como pode ser visto pela Virgem Maria, quando em diversas oportunidades é retratada utilizando o azul.

Já no caso do azul tiffany, ou azul turquesa, por ser mais claro e estar relacionado diretamente com a cor do céu, tem o significado de boas vibrações, iluminação e sonho.

Laranja
É um tom que transmite vitalidade. Se você quer ter confiança e otimismo em seu casamento, a cor de vestido de noiva laranja é uma opção, apesar de fugir do tradicional.

Roxo
Esse tom simboliza monarquia e realeza, assim como o azul. O vestido de noiva de cor roxa também traz outros significados, como o poder no Japão e a fé no Egito. Em algumas culturas, não é uma cor favorável, sendo associada aos rituais fúnebres e ao luto.

Vermelho
Na cultura asiática, as noivas gostam muito do vestido de noiva de cor vermelho, pois representam a sorte do casal, sendo associado à prosperidade e felicidade. Você não deve esquecer que o tom vermelho também simboliza a paixão, energia, desejo e excitação. Por isso, comece bem sua nova vida do ponto de vista sexual.

Rosa
O rosa também está presente nas cerimônias de casamento, desde o rosa mais claro ao mais forte. O vestido de noiva de cor roxa, por ser uma mistura de vermelho e branco, representa a paixão junto com a pureza. E ainda mais, simboliza as qualidades de amor incondicional, compaixão e esperança.

Amarelo
Você pode optar pelo vestido de noiva de cor amarelo por harmonizar em casamentos no verão e na primavera, trazendo leveza e alegria. É uma cor sagrada, na visão dos hindus. Já para os índios americanos, o significado do vestido de noiva amarelo é amor pleno.

Cores Pastéis
Se você prefere um tom mais discreto, pode escolher tons pastéis, tais como bege, areia, cinza claro, branco salmão e até mesmo o rosa. Alguns dos significados dos vestidos de noiva de cores claras, ou tons pastéis, são: carinho, pureza, bondade, inocência, sensibilidade, ternura e romantismo. Essas cores são indicadas para os casamentos diurnos.

Lilás
O vestido de noiva de cor lilás representa leveza e tranquilidade. Também simboliza harmonia, espiritualidade e purificação.

Champanhe, Nude e Pérola
Os vestidos de noiva cor pérola, champanhe e nude, por serem cores neutras, transmitem conforto e estabilidade. Dessa forma, seu relacionamento deve ser promissor e duradouro.

Preto
Apesar da cor preta transmitir luto, também passa sofisticação e luxo. É um tom que agrada as noivas com personalidade. Muito comum também nas roqueiras ou góticas.

Dourado
Procure por um vestido dourado se busca boas vibrações, luxo e sucesso em suas vidas.

Prateado
O vestido de noiva de cor prateado designa sucesso, qualidade, estabilidade e solidez.

Para facilitar na escolha da cor do vestido da noiva, observe ainda o horário da cerimônia, local escolhido e o tema do evento de casamento. Além disso, a cor deve combinar com a sua personalidade, de acordo com suas características físicas, tom de pele, cor dos olhos, entre outros fatores.

Veja ainda algumas dicas para não errar nas cores de vestidos de noiva.

  • Se definir um vestido claro e com poucos detalhes, como por exemplo nas cores rosa claro e tons perolados, os mesmos são indicados para eventos que ocorram durante o dia.

  • As cores fortes, como vermelho, preto, dourado e prateado são recomendadas se seu casamento ocorrer na parte 
  • noturna.

  • Os vestidos de noiva de cores diferentes e coloridos, podem não se adequar ao ambiente de igreja, caso a cerimônia ocorra nesse recinto. Entretanto, se a cerimônia acontecer em áreas não tradicionais, como na praia ou num campo, esses vestidos chamativos e coloridos serão muito bem vindos.

  • Se você quer o vestido de noiva branco, mas ao mesmo tempo quer um pouco mais de cor no mesmo, você pode adicionar uma faixa ou laço colorido, o que dará uma nova cara ao vestido branco.

  • Escolhido a cor de vestido de noiva perfeito para você, capriche nos babados, rendas, bordados e no véu.

  • Por fim, nos procure para registrar sua festa e cerimônia de casamento. Seu vestido ficará sempre em sua lembrança com as melhores fotos do Studio Jr. Entre em contato com o Studio Jr  e garanta uma cobertura de referência para seu evento.

Conclusão
Depois de entender o significado de cada cor de vestido de noiva, você conseguiu clarear as ideias e definir a melhor opção de vestido para o seu casamento?

Alguns tons fogem do branco e você pode optar por estes vestidos não tradicionais.

Caso escolha um vestido diferente e chamativo, e que possua um significado importante para você, faça várias provas. Para não errar, verifique ainda se a cor definida combina com a sua personalidade.

Veja como escolher a Música Ideal da cerimônia de Casamento clicando  aqui