21/02/2024 às 11:04 Dica para casamento

Ritual do Lava-pés no casamento: Como fazer e o que significa

317
3min de leitura

Já ouviu falar na cerimônia de lava-pés no casamento? Este ritual é uma tradição que, pouco a pouco, vem sendo incorporada aos enlaces cristãos modernos pelo significado que possui. O gesto não é nenhuma novidade do ponto de vista histórico: remete a uma tradição da Antiguidade, onde o ato de lavar os pés ganha um simbolismo de respeito e admiração. O costume é citado na Bíblia Cristã ainda no Antigo Testamento, como em Gênesis e em Samuel. Com uma jarra de água, uma bacia e uma toalha é possível reproduzir esse ritual na cerimônia, e ele é visto como uma demonstração de humildade, amor ao próximo e de satisfação em servir, o que leva muitos corações apaixonados e fiéis resolvam incluir esse rito no casamento.

A cerimônia do lava pés é geralmente realizada durante a cerimônia religiosa ou logo após a troca dos votos. O noivo e a noiva se tentam em frente um ao outro e um lavatório é colocado no meio. O casal então lava os pés um do outro, simbolizando o cuidado e o serviço que estão dispostos a oferecer um ao outro durante o casamento e ao longo de suas vidas.

O que significa lavar os pés do seu amor? 

No contexto nupcial, lavar os pés do parceiro ou da parceira representa humildade, vontade de honrar um ao outro, e disposição de servir e de cuidar. Esses são valores cristãos, e que são ideais para a vida como casal. É ainda uma forma de demonstrar a pureza de suas intenções e de seus sentimentos. É a conquista da purificação divina através do ato de cumplicidade do par que diz "sim".

Como fazer o lava-pés?

Para reproduzir a tradição na cerimônia de casamento, o casal deve fazer o lava-pés entre si, com o auxílio de uma bacia com água e de uma toalha. O melhor momento para ser realizado na cerimônia deve ser debatido com o padre ou pastor, os celebrantes irão ajuda a decidir o melhor momento para lavar os pés do seu par (e de todos os familiares que desejam que façam parte do rito). Ainda que o simbolismo maior seja o lava-pés realizado entre o casal, há quem expanda a ação aos pais e sogros, como forma de homenagear seus progenitores.

Contexto histórico e religioso do lava-pés

Nos tempos antigos o anfitrião, para expressar sua hospitalidade e cordialidade, concedia ao convidado ou hóspede um servo com uma bacia com água, o qual lhe devia fazer a lavagem dos pés. Este hábito foi diversas vezes retratado por pintores ao longo dos séculos. Mas foi na disposição de Jesus Cristo em fazê-lo em seus discípulos em suas últimas horas de vida que tal cuidado ganhou novo sentido, muito mais profundo.

Aos cristãos, o casamento com cerimônia de lava-pés é também a oportunidade de reafirmar de maneira mais enfática e profunda a sua fé e conexão com Deus. Afinal, o matrimônio integra os sacramentos e não deve ser encarado de forma leviana. Lembrar dos sacrifícios e ensinamentos de Cristo replicando o seu exemplo é uma maneira de reforçar laços, incluindo os propostos pelas tradições. Em resumo, a tradição do lava-pés em um casamento é sobre se doar.




21 Fev 2024

Ritual do Lava-pés no casamento: Como fazer e o que significa

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Casamento casamento ao ar livre casamento diurno Dicas para Noivas fotógrafo Fotografo de Casamento Lava pés no casamento noivas 2023 noivas 2024 noivas 2025

Quem viu também curtiu

12 de Set de 2017

Significado das Cores do Vestido de Noiva

19 de Set de 2017

12 Sugestões de Cores Para a Decoração de Seu Casamento

15 de Fev de 2022

6 motivos para pensar no porquê casar!