Imagem capa - Dicas para os votos de casamento  por Studio JR.
Dica para casamentoCasamento

Dicas para os votos de casamento

O momento dos votos na cerimônia se não for o mais especial, é um dos mais. Os noivos declaram seu amor, fazem promessas e se entregam ali, no altar.  É lindo, mágico, especial e inesquecível.

Se você e seu futuro esposo estão escrevendo seus próprios votos, vocês terão a oportunidade de criar uma experiência muito pessoal que irá comover seus convidados. No entanto, pode ser assustador também. Você estará compartilhando seus pensamentos mais íntimos de amor para seu noivo em frente a uma multidão de pessoas. E você quer ser doce e mostrar o quanto você o ama, sem se sentir boba ou melosa. Acontece que alguns noivos têm dificuldade para “começar”, saber o que escrever, o que é importante. Não se preocupem! É completamente normal ficar em dúvida, afinal, esse é um dos textos mais importantes que vocês escreverão na vida conjugal. Pensando nisso, listamos as principais dicas para te ajudar a escrever os votos de casamento, Vamos lá?



Comece a escrever cedo


Não deixe para começar a escrever minutos antes da cerimônia. Os votos são importantíssimos para o casamento. Portanto, escrever dias (ou até meses) antes da festa é fundamental. Tudo precisa ser revisado, bem elaborado e editado váarias vezes, de forma que cada palavra tenha um significado diferente para vocês. Comece pesquisando por modelos de votos que possam inspirar a escrever o seu. Veja vídeos na internet, busque referências de filmes, livros e tenha uma boa conversa com o seu coração. O truque é falar de sentimentos 100% sinceros. 

 

Escreva pouco, mas transborde sentimentalismo


Escrever um texto muito longo pode se tornar cansativo para os convidados. Por isso, tente resumir tudo o que você deseja falar em poucas palavras que façam diferença. Para facilitar o raciocínio, faça tópicos do que você considera crucial citar no texto.

Exemplo:

  • Primeiro parágrafo: Citar uma parte da história dos dois
  • Segundo parágrafo: A importância dele(a) para você
  • Terceiro parágrafo: Expectativas para a vida a dois.. 
  • Quarto parágrafo: Promessas de amor

Isso facilita para desenvolver os parágrafos e organizar as ideias de forma clara e objetiva.





Caso já tenha escrito o texto, mas ficou muito longo, faça uma lista dos pontos fortes e fracos. Veja o que é realmente importante ficar e o que não tem necessidade de ser dito na hora. E, depois da festa, quando estiverem só os dois juntos, leia o texto na íntegra – ou faça um mini livrinho com as duas versões para eternizar as palavras.


Conte uma história romântica


Uma opção para começar a escrever os seus votos de casamento é relembrar a história do casal. Coloque em um papel os primeiros passos do relacionamento de vocês,”Como vocês se conheceram?“, “O primeiro encontro“, “O primeiro beijo“, “O modo fácil como a pessoa amada conseguiu tirar um sorriso seu pela primeira vez“..

Relembre momentos juntos que só um e o outro entendam o quanto foi especial; que só vocês saibam como foi sentir aquilo naquela hora. E escolha um que você considere o mais marcante para os dois. A partir daí, é só se preparar para as lágrimas e sorrisos fáceis.

Um exemplo simples é começar com uma pergunta básica, por exemplo “Lembra de como nos conhecemos?..”  e então conte resumidamente como que aconteceu. Ou aposte em um texto mais poético, como “Ele estava lindo e elegante aquele dia. Foi na primeira vez que o vi, e a primeira vez que fez meu coração disparar”. Todo mundo suspira!




Seja autêntico


Outro fator a ser considerado é a sua personalidade. Tenha certeza de que o seu texto transmita exatamente quem você é, e crie uma identidade só sua, fugindo dos clichês. Ou seja, cuidado na hora de buscar referências de outros votos de casamento na internet, nem sempre eles irão combinar com a sua história de amor e ainda podem mostrar uma visão de uma pessoa que você não é. Sinceridade é o essencial para tornar o seus votos o mais genuíno possível.

Se você for do tipo engraçado(a) e brincalhão(a), um texto cheio de analogias e comparações engraçadinhas são perfeitos para arrancar o sorriso dos convidados e combinar com você! Já para os românticos(as) de plantão, a melhor opção é abusar de frases amorosas e carinhosas, cheias de promessas românticas.

Lembre-se: O importante para escrever votos de casamento inesquecíveis é ser criativo e traduzir o sentimento do seu coração em palavras simples.






Evite Clichês


Pegue sim referências e trechos de livros poéticos e filmes românticos que sejam inspiradores, mas sem deixar que isso sobreponha o que você escreveu. Use essas citações para incrementar o seu texto. Principalmente, se o que você escolheu for muito importante para a noiva(o).

Se ela for apaixonada pelos livros da Jane Austen, por exemplo, use uma citação da autora para fazer com que a noiva fique feliz por você lembrar desse fato sobre ela.

Nunca houve dois corações mais abertos, nem gostos mais semelhantes, ou sentimentos mais em sintonia!“.

Resumindo: A criatividade é tudo!




Faça promessas de amor


Faça muitas promessas! Afinal, os votos servem exatamente para isso. É o momento de colocar para fora o seu lado romântico(a), e falar tudo o que sente para a pessoa amada. Não fique com medo de apostar no sentimentalismo e abuse até das promessas mais simples, como “Prometo estar sempre ao seu lado, nas horas boas e ruins“, ou “Prometo dizer ‘Eu te amo’, todos os dias“.

Aproveite para esbanjar elogios e citar as razões pelo qual se apaixonou, e continua se apaixonando todos os dias  É extremamente romântico ressaltar isso.

Na hora de ler esse trecho do seu texto, o perfeito seria falar todas as promessas olhando fundo nos olhos do parceiro. Porém, como a emoção pode acabar interferindo para lembrar de tudo, leve uma “Colinha” bem bonita visualmente para ler na hora.

Dica: deixe uma frase bem romântica para o final do texto e diga sem olhar na folha, olhando fundo nos olhos do noivo(a).

Isso arrancará lágrimas!



Escreva uma lista!


Está em dúvida sobre o que escrever? Então faça uma lista com todos os motivos que te levaram a amar a pessoa amada. Não se esqueça de escrever uma introdução bem resumida antes e depois começar com os motivos! Por exemplo:

01 – Ele me faz sorrir todas as manhãs

02 – Eu adoro quando ele me abraça!

E por aí vai! Cite detalhes que você ama na pessoa, garanto que você vai arrasar nos votos de casamento criativo!



Vale improvisar!


Improvisar os votos de casamento pode ser bem arriscado. As chances de você não saber o que falar são gigantescas! Porém, falar o que sente naturalmente deixa tudo mais emocionante e verdadeiro. Quando chegar a hora, tente se acalmar. Respire fundo. Fale de todos os sentimentos verdadeiros do relacionamento e esqueça os convidados que estão assistindo. Foque somente na pessoa amada, como se fosse uma declaração de amor típica de vocês, assim fica mais fácil de acalmar o coração e emocionar o amor da sua vida!




A música ajuda!


Escolher uma música que tenha um significado muito importante para o casal é importantíssimo! A trilha sonora que estiver tocando deve ser marcante, e ajudar no sentimentalismo do momento. Escolha uma melodia suave, com notas e arranjos românticos e coloque para tocar na hora que você falar os votos. Fica lindo!

Confira nossa dicas para escolhe as melhores músicas de casamento!  




Gostou das dicas? Então acho que você vai gostar dessa aqui: as 05 melhores dicas para fazer um ensaio pré wedding!