Imagem capa - Como escolher a roupa dos pajens e daminhas! por Studio JR.
Dica para casamentoCasamento

Como escolher a roupa dos pajens e daminhas!

  As daminhas e os pajens são presenças mais que especiais nos casamentos de hoje em dia. As crianças representam pureza, inocência e alegria e têm um papel importante na cerimônia.

  A escolha das roupas deles é um importante passo no planejamento do casamento, afinal, eles estarão em destaque e a primeira regra é universal: conforto!  Não adianta nada a daminha ou o pajem estarem lindos se a roupa não for confortável: com vestidos e trajes desconfortáveis, as crianças vão ficar impacientes e inquietas.


Daminhas

 

 Atualmente não existem tantas regras para a escolha dos vestidos das daminhas. O ideal é seguir a proposta de estilo e/ou a cartela de cores do casamento. As roupas das daminhas devem estar em sintonia com o vestido da noiva, mas não devem ser uma miniatura do mesmo. Lembre-se, também, de levar em consideração o local da cerimônia e a temperatura/estação do ano. Casamento a céu aberto, na praia ou no campo, pode demandar diferentes estilos de vestidos e tecidos.

Vale lembrar que vestidos muito longos ficam desproporcionais. Por isso, o comprimento ideal dos vestidos das daminhas é o midi, para deixar as meninas mais livres para se movimentar.

Dica: Não esqueça que criança tem que ficar com cara de criança! Nada de maquiagem, brilhos desnecessários ou acessórios que descaracterizam o ar infantil e natural.



 

Pajens

O traje dos pajens, assim como o das daminhas, deve variar de acordo com o estilo e o local do casamento. Nos casamentos noturnos e clássicos pode-se utilizar os minitrajes completos, com calça, suspensório ou colete, camisa e até blazer, se necessário. Mas é preciso ter cautela com esta opção, já que os pajens podem ficar desconfortáveis. Se for um casamento ao ar livre e diurno, o traje deve ser mais leve, com menos peças e de tecidos mais maleáveis.

Combinar o traje dos pajens com o terno do noivo fica a critério dos noivos. Mas, assim como as roupas das daminhas devem estar em “sintonia” com o vestido da noiva, os trajes dos pajens também devem remeter ao do noivo. Lembrando, como já foi dito, que não precisa ser uma versão em miniatura: pequenos detalhes e variações são o suficiente!


   Gostou dessas dicas?