03/12/2020 às 18:57

As melhores dicas para organizar um batizado

158
4min de leitura

  O batizado é uma celebração religiosa que representa a purificação do bebê. Para comemorar esse momento importante é bem usual os pais organizarem uma linda festa, e uma das etapas é a decoração da festa de batizado. Como a rotina de um recém-nascido requer muito cuidado e atenção 24 horas por dia, o ideal é que os preparativos comecem em torno de 3 meses antes para fazer tudo com calma e não te deixar sobrecarregada demais. Afinal, os detalhes bem planejados e executados resultam em uma festa memorável!

  Para te ajudar nessa missão, preparamos aqui algumas etapas que fazem parte dessa comemoração:

   *Escolha dos padrinhos

   *Data e local do batizado

  *Tema e decoração do ambiente

   *Comidas

   *Mesa principal (bolo, doces, cores, enfeites)

   *Lembrancinhas

   *Fotografias

 Após escolher os padrinhos e o dia do batizado, o primeiro passo para organizar o batizado com maestria é escolher o local onde será realizado o evento. Muitas famílias optam por alugar um salão de festas – pode ser até o do condomínio onde moram, ou lugares abertos.  Essa opção é interessante quando se tem mais convidados, para que todos fiquem mais confortáveis. 

  Já outros pais preferem uma comemoração mais íntima, que pode ser montada em sua própria casa, apenas para os familiares e padrinhos. Qualquer que seja a sua escolha, é importante deixar bastante espaço livre para circulação dos convidados, evitando acidentes e garantindo o sucesso da festa.

  Dependendo do tamanho da festa que se quer dar, pode ser interessante contratar uma assessoria para auxiliar sobre como organizar um batizado. Assim como uma festa de noivado ou casamento, o batizado deve ter convites personalizados, cardápio, bolo de festa, decoração especial e lembrancinhas para os convidados.

Convite de Batizado

  O convite de batizado tem um papel muito importante dentro da lista de elementos que não podem faltar para organizar um batizado. Ele será responsável por indicar aos convidados qual será o tom da celebração. 

  As cores, o design e os materiais escolhidos para o convite de batizado devem ser condizentes com os demais itens da festa de batizado. Assim, os convidados saberão o que esperar e como devem se apresentar no evento. 

Decoração do Batizado

  No momento de organizar um batizado, por ser uma celebração religiosa e ligada a crianças, é importante que a decoração escolhida para a ocasião seja leve e em tons mais claros. Branco, tons pasteis de azul, rosa e verde, e dourado para os detalhes são as melhores opções.

  Tente escolher antes o tema da festa para que os demais itens harmonizem entre si. Uma sugestão incrível é o tema “anjinhos” na qual os tons de azul e off white remetem o céu, dando um ar mais angelical à festa. Se preferir, acrescente enfeites de nuvens suspensos para deixar o ambiente mais harmônico.

  O tema “Espirito Santo” também é bem popular e ideal para já que é neutro. Os tons suaves são importantes para deixar o ambiente delicado. Gaiolas decorativas com flores naturais dentro deixam a ambientação da mesa simpática e agradável aos olhos.

  Se você prefere algo mais neutro, uma opção é optar pela composição de cores. Lembre-se que os tons claros são perfeitos para o batismo, por isso, aposte na cartela candy colors e off white. Para ousar um pouco mais e dar mais charme e sofisticação à decoração, escolha o dourado para compor nos detalhes.

O que Servir no Cardápio da Festa de Batizado ?

O batizado costuma ser celebrado pela manhã. Dessa forma, faz sentido pensar em um cardápio de festa de batizado mais voltado para brunch ou almoço.

Como batizados são na primeira parte do dia, um lindo café da manhã, um brunch ou almoço são muito bem-vindos. Mas como não teremos pista de dança, show e atrações, a comida deve ser muito bem pensada, pois ela será a estrela do evento.

  Pães diferentes, croissants, queijos e embutidos podem ser servidos no início do brunch. Depois, devem vir pratos quentes, que podem ser massas, quiches e uma carne servida com risoto, por exemplo. O importante é pensar opções que agradem à maioria dos paladares e oferecer versões para quem tem restrições alimentares.

Como Escolher o Bolo? 

  A estrela da mesa de doces, sem dúvidas, é o bolo de batizado. Para seguir a decoração do batizado, o bolo muitas vezes é branco por fora e pode ser ornado com itens que remetam à celebração, como anjos, bordados e flores.

  Mas de que sabor deve ser um bolo de batizado? A resposta é: você escolhe! Como em toda festa, é interessante optar por um sabor que agrade ao maior número de pessoas, e fugir daqueles que restringem o consumo, como os que levam bebidas alcoólicas.

Dica: O naked cake faz a diferença em uma festa de batizado mais descontraída

Ideias de Lembrancinhas de Batizado

 A lembrancinha de batizado não é um item obrigatório, mas faz toda a diferença em um evento que celebra a comunhão. Assim como em casamentos, nos quais temos a distribuição do bem-casado na saída, você pode oferecer algum doce como lembrancinha de batizado – amêndoas confeitadas, por exemplo.

  Outras opções são as velas, que representam o rito religioso e podem ser personalizadas com terços e com o nome da criança ou aromatizadores de ambiente. Vasinhos de plantas também são bem-vindos e as suculentas são ótimas opções, pois são plantas pequenas e que resistem ao transporte da festa até a casa dos convidados.

Fotografias

  Lembre-se de que é essencial registrar imagens desse dia para revisitar no futuro. Contratar um fotógrafo para sua festa de batizado costuma ser mais seguro do que deixar os familiares encarregados de clicar os melhores momentos da festa. Contrate um fotografo de confiança, que você ja conheça.

  Lembre-se de marcar com antecedência sua data com o fotografo, para ter certeza de ter uma data vaga para seu evento. 

Confira o batizado da Sofia, e veja mais algumas referências!

03 Dez 2020

As melhores dicas para organizar um batizado

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL