03/11/2020 às 19:53

10 tipos de buquês para combinar com qualquer vestido de noiva

1679
5min de leitura

  Você não tem ideia de quantos estilos e possibilidades de buquê de noiva existem! São tantas texturas, cores, espécies, formatos. E agora você vai saber tudo o que precisa para escolher o seu buquê de noiva.

  As flores escolhidas são cheias de significado, como, por exemplo, paixão, pureza, paz, prosperidade, beleza, confiança, fortuna e boas vibrações. Com isso, a noiva carrega muito mais que um acessório floral.

A origem do buquê de noiva

  Naverdade a origem do buquê de noiva não tem uma história tão romântica assim. Na Grécia antiga os buquês eram feitos de ervas e grãos como garantia de que o casal teria uma união frutífera. Outra opção de ramalhete, feito de ervas muito fortes, especiarias e alho, servia para a noiva se defender de espíritos malignos.

  Mais tarde, seu objetivo era de disfarçar odores fortes. Na Europa da Idade Média as pessoas tomavam um ou dois banhos por ano. Sim, por ano! Um dos banhos era em maio e, por isso, os noivos se casavam em junho, no mês seguinte. Junho era o mês das noivas, no clima ameno da primavera, antes de começar o calorão do verão. Esse era o motivo das noivas carregarem buquês de flores: para mascarar o cheiro de odor corporal. Nos dias de hoje, o buquê de noiva significa “vida” e “fertilidade” e seu significado vai além, pois cada cor e cada flor tem o seu próprio.

Tipos de buquê de noiva

  Nem todos os buquês de noiva são feitos iguais. A estrutura é o primeiro detalhe que deve ser considerado na hora da escolha. Nessa hora, é preciso considerar outros fatores como o vestido e acessórios. 

Buquê de noiva com flores naturais

Cascata

As flores são colocadas de modo que pareça que elas estão caindo, como uma verdadeira cascata sobre o vestido, criando um buquê comprido. É um tipo clássico e ideal para casamentos com um toque sofisticado. Por chamar atenção, fica melhor com vestidos de noiva sereia ou com corte reto, mas são muito usados com os de corte princesa que não tenham a saia muito armada.

Flores secas

  Tudo começou com a volta do capim dos pampas. Misturar flores e/ou folhagens secas com as flores e folhagens naturais harmoniza com o clima dos arranjos florais do casamento. Uma vantagem de fazer um arranjo só com elementos secos é que você pode guardar como recordação desse dia e decorar a casa com ele.

O (Novo) Redondo

  O buquê redondo- aquele bem apertadinho e de um tipo só de flor- anda bem em baixa entre as noivas, por serem muito simétricos e com flores arranjadas de forma uniforme, o oposto das tendências dos buquês de noiva dos últimos anos. A versão mais contemporânea do buquê redondo é menos rígida e mais despojada, com elementos menos simétricos que parecem escapar do arranjo, como os ramos de heras, sementes ou folhagens. Indicado para todos os modelos de vestidos de noivas, principalmente os de corte princesa e em A por não criar mais volume ao visual.

Desconstruído ou Assimétrico

  Se tem uma palavra que descreve bem os buquês assimétricos e desconstruídos é: versatilidade. O buquê desconstruído é o queridinho das noivas modernas, campestres e românticas.Neles, os diferentes tipos de flores, sementes e folhagens são dispostos de maneira orgânica, mas com muita harmonia e liberdade no resultado finalE tem um bônus: combina com todos os tipos de silhueta, mas tenha cuidado ao harmonizá-lo com um vestido com muito volume na saia, porque pode poluir o conjunto do visual. Para vestidos com muitas camadas e texturas, pode ser uma escolha arriscada. 

Braçada

  Este buquê é feito com flores de caules longos porque deve ser carregado no antebraço. Éum dos tipos mais elegantes e perfeito para vestidos de corte império ou reto, em modelagens modernas, mas também pode ser harmonizado com vestidos evasê ou sereia com cauda imponente, para uma celebração clássica em qualquer lugar.

buquê de tecido

Assim como o tradicional buque de flores naturais, na hora de montar o buque de tecido vale contar com o estilo da noiva e lógico, muita criatividade. As flores são geralmente feitas de seda, cetim, rendas e outros tecidos finos. Para compor, vale acrescentar belíssimos broches, pérolas ou cristais. Esse buquê combina com todos os vestidos, principalmente com vestidos de corte princesa ou evasê.

   joias

  Para noivas que buscam fazer o seu vestido brilhar ainda mais. Os buquês de noiva produzidos com joias são famosos pela sua exuberância  e combinam perfeitamente com decorações de casamento simples e elegante. Mas atenção, se optar por usar um destes não se esqueça de equilibrá-lo com todos os outros elementos do seu visual para não deixar seu look carregado demais.

Hoop buquê

  Este buquê ganha mais adeptas e tem caído no gosto daquelas que vão se casar de dia. Nada mais é que um aro de madeira fina ou galhos, com flores e folhagens, como se fosse uma guirlanda. É prático e precisa ser leve. Combina com vestidos esvoaçantes, com tecidos fluidos, mas também fica charmoso com vestido sereia, mais justo.

Flor Única

  Quando esse buquê entrou em cena, ele consistia de apenas uma flor marcante e imponente, que é tudo a ver para harmonizar looks minimalistas. Hoje ele evoluiu um pouco e pode ter acabamento com folhagens e sementes ou mais flores da mesma espécie. O antúrio e o copo-de-leite fazem bem esse papel. Se quiser incrementar e inovar, experimente a costela de Adão com uma orquídea. A ideia é o minimalismo e o vestido segue a mesma proposta do menos é mais.

Vintage

  Com a inspiração do que foi usado há umas décadas, o buquê vintage pode ser um buquê que prioriza cores pastéis, com um toque delicado. É possível ornamentar usando rendas ou algo que era de um ente querido para fazer uma homenagem, como medalhinhas. É o tipo de ramo para a noiva que gosta do estilo e, por isso, o seu vestido segue a estética com um corte reto, em A ou evasê.

Lembre-se

Ele não precisa combinar com a decoração

  Isso mesmo o que você leu. O buquê não faz parte da decoração, portanto não precisa combinar com ela. Não se preocupe em coordenar o buquê de noiva dos seus sonhos com paleta de cores, com as mesmas flores e folhagens do resto dos arranjos florais. O buquê tem que estar de acordo com o seu look, ou seja: a maquiagem, o sapato, os acessórios e o vestido, nada mais.

Escolha das flores

  Todas as flores possuem um significado diferente. E suas cores também, que podem variar e proporcionar diferentes sentimentos nos convidados. Para que as flores escolhidas traduzam seu sentimento no dia da cerimônia, é bom saber o significado delas.

  O Lisianto, que é um dos queridinhos das noivas, significa romance eterno. Rosas brancas e Gérberaspor sua vezinocência e pureza. Já as orquídeas exaltam a beleza feminina, o amor e o desejo. A tulipaestá relacionada com elegância e sensibilidade. Deu para ter uma boa ideia, né?

A estação do ano

  Preste atenção na época do ano em que você vai casar. Pode ser que a flor que você tanto sonha para seu buquê não esteja na época. Com isso, ela pode custar muito caro por precisar ser importada ou pode ser que não resista ao clima, como é o caso das tulipas que não aguentam o calor intenso.

Gostou desse conteúdo então com certeza vai gostar de saber qual é o sapato ideal para o grande dia!

03 Nov 2020

10 tipos de buquês para combinar com qualquer vestido de noiva

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL