16/10/2020 às 14:55 Casamento

Descubra qual sapato de noiva ideal você deve escolher para aproveitar todo o seu casamento!

291
7min de leitura

Primeiros Passos...

Existe um dilema das escolhas da lista de acessórios para noivas a serem comprados para completar o look de noiva. Para você se sentir feliz da cabeça aos pés, nenhum detalhe é menos importante que outro.

Uma das principais prioridades é determinar o melhor tipo de sapato de noiva para o vestido dos seus sonhos e depois encontrar o par perfeito para comprar. Para algumas noivas, esse tópico é tão importante quanto a busca pelo vestido de noiva, enquanto para outras noivas, a escolha de um sapato de noiva confortável é só que importa. Não se engane, conforto é essencial, não importa o quanto você valorize o estilo, mas vamos falar mais sobre isso daqui a pouco.

Quaisquer que sejam as suas prioridades, é preciso considerar que os sapatos têm um papel importante a cumprir no dia do seu casamento. Você precisa gostar deles, é verdade, mas também precisará usá-los por um longo período de tempo, por volta de 15 horas nesse dia, então pense nisso por um momento. Há muito a considerar, não importa se você deseja adicionar um toque de personalidade ao seu look ou simplesmente evitar dores nos pés, como altura e grossura do saltou, ou mesmo se vai ter salto, o estilo e o nível de conforto.

Nós preparamos um post com o que você precisa saber para escolher o sapato ideal para o seu casamento. Coloque os pés para cima, aproveite esse momento de sossego e vamos lá:

Faça sua Pastinha de Inspirações…

Busque referências no Pinterest, no instagram, em sites ou revistas. Num primeiro momento, reúna imagens de modelos de sapatos de noivas que chamam sua atenção: rasteirinhas, sandálias, sapato de noiva de salto grosso ou de salto fino, diferentes estilos e alturas de salto, botas, tênis, diferentes materiais, acabamentos, cores, etc.

Depois de pesquisar bastante e encher a pastinha com seus sonhos, é hora de começar a eliminar os estilos que não combinam com os seguintes tópicos:

Respeite o seu estilo

A melhor escolha do sapato de noiva ideal será sempre a que a fizer sentir confiante e bonita. Por isso, aposte no que você gosta no dia a dia e está acostumada a usar.

Se você é uma noiva boho, não pense em inovar com um sapato clássico, por exemplo, que não tem nada a ver com seu estilo. Seu casamento é um reflexo da sua personalidade, né? Por isso aconselhamos também a não seguir tendências que não tenham nada a ver com o seu estilo pessoal. Essa é uma dica que serve para seu casamento todo, da maquiagem da noiva até o tema da decoração. Não existe regra para a escolha do sapato de noiva, então não se sinta pressionada por nada, tá?

Pergunte a si mesmo se você é um tipo de pessoa que se sente confortável com salto alto. Se você costuma usar saltos tranquilamente no dia a dia, provavelmente não terá problemas usando saltos no seu casamento. Agora, se mal consegue andar de salto, opte pelo que seja mais confortável para você.

Sinta-se muito especial

Escolha um sapato de casamento que faça você se sentir incrível! Mesmo que o seu vestido seja longo e você acha que ele não vai aparecer, você saberá que o está calçando e isso vai te deixar mais confiante para curtir o dia com o amor da sua vida. Ahh…e ele aparece sim, tá?

Decida seus objetivos e budget

Determine quanto você gostaria e pode gastar com os sapato de noiva. Ter um orçamento ajudará a restringir sua pesquisa.

O que você deseja alcançar com seus sapatos de noiva? Alguns pontinhos para te ajudar a pensar:


Você quer que seus sapatos sejam o foco do look ou que sejam mais conversadores?Você vai combinar sapatos com o amor da sua vida?O que é mais importantes para você, estilo ou conforto?Você vai usar o mesmo par de sapatos o dia todo ou vai trocar depois da cerimônia?Você quer investir em um par de alta qualidade para poder usar em outra ocasião?

Escolha o vestido

Mesmo que você tenha encontrado o sapato dos seus sonhos durante sua pesquisa inicial, espere um pouquinho até ter certeza sobre o modelo do seu vestido.

Quando chegar a hora, essa escolha vai influenciar na opção para os sapatos, que devem complementar e estar em harmonia com o estilo e a formalidade do seu vestido, acima de tudo. O comprimento e o corte do seu vestido determinarão quanto de seus sapatos ficará visível e que tipo de sapato (e altura do salto) você deve usar. Se você estiver usando um vestido de noiva curto ou calça, seus sapatos estarão muito mais visíveis do que se estiver usando um vestido longo. Nesses casos, seus sapatos podem ser um acessório importante, acrescentando cor, brilho, glamour, romance ou simplesmente uma dose de elegância moderna ao seu look.

Considere o horário e local do casamento

Você planeja se casar no campo, numa cerimônia ao ar livre? Na praia ouvindo o barulhinho do mar? Ou vai ser um casamento urbano, ou cerimônia na Igreja? Pense em onde você vai dizer SIM na hora de escolher seu sapato.

O espaço escolhido tem muitas escadas? Caminhos de cascalho, talvez? Areia ou pista de dança escorregadia? Considere esses detalhes. Os modelos com saltos mais grossos ou flats são mais adequados para casamentos ao ar livre, na grama, por exemplo. Um sapato alto de salto fino não é uma boa escolha para um casamento pé na areia.

A estação do ano e a previsão do tempo

Além da estação do ano (você não iria usar uma rasteirinha num casamento natalino num destination wedding no hemisfério norte, né?), considere a previsão do tempo no dia do casamento. Em caso de mau tempo, tenha em mãos um plano B também para os seu sapato de noiva. Sapatilhas delicadas ou estiletos não funcionam bem em grama molhada, lama ou caminhos cheios de poças.

Conforto acima da moda

O caminho até o altar é cheio de emoções. Não adianta encontrar o sapato mais lindo do mundo se você não consegue ficar em pé até o final da cerimônia. Ao relembrar o dia que disse SIM para o amor de sua vida, lembre-se de todos os momentos especiais, não do quanto seus pés doeram. É melhor usar um sapato de noiva confortável, que você caminhe com leveza e segurança para aproveitar a festa inteira sem sofrer, do que usar um par igualmente deslumbrante e insuportável. Pense assim: se você é uma mulher que adora tênis ou sandálias, mantenha uma altura do sapato mais baixa para o seu casamento. Não teste uma nova altura justo no dia do seu casamento, pois todos os olhos estarão em você. Se os saltos forem importantes, considere uma opção mais baixa. Além disso, escolha sapatos com materiais naturais, como couro genuíno, que permitem a pele respirar e amaciam com mais facilidade.

Pense na sua altura

Se a sua altura é muito diferente do que a do amor da sua vida, tente escolher um modelo de sapato de noiva que possa equilibrar as estaturas para fiquem mais ou menos iguais. Assim as fotos ficarão incríveis.

Agora você está mais perto de definir o seu sapato de noiva. Mas ainda tem mais! Considere mais alguns cuidados para garantir que a sua escolha seja certeira em todos os sentidos.

Quando comprar

É aconselhável comprar o sapato com pelo menos 3 meses de antecedência do evento.

Experimente!

Um problema comum em sapatos de salto é que eles podem não estar estruturados no ponto certo, e o pé não fica bem apoiado. Quando estiver provando o par escolhido certifique-se que o apoio está no centro e seu pé fica com boa sustentação para seu peso não recair para a parte da frente. Do mesmo jeito, sapatilhas de bico fino podem incomodar ou tiras podem apertar.

Dica: experimente sempre os dois pés, pois existem diferenças biológicas e de confecção. Ah, deixe para experimentar o sapato no final do dia, quando o pé estiver inchado.

Tenha um plano B

Andamos notando um aumento na tendência entre as noivas de trocar a roupa depois da cerimônia para curtir a festa. Então já que vai trocar o vestido, aproveite para trocar também os sapatos! O segundo par de sapato de noiva pode ser mais confortável para você aproveitar até a última música acabar na pista de dança.

Existe outro motivo para você ter um par de backup. Mesmo que os sapatos que você escolheu sejam extremamente confortáveis, é sempre uma boa ideia ter um par de reserva disponível. Dessa forma, se acontecer algum desastre, como um salto quebrado ou o mau tempo danificou e encharcou seu par original, você terá outro par para trocar.

–> Dica: caso tenha escolhido combinar o vestido branco com o sapato, é importante levar um pedacinho do tecido do seu vestido na hora da compra do sapato, para acertar a tonalidade. Existem muitos tons de branco e off white no mercado.

Sapato de Noiva Anabela

Sapato de noiva para casamento no Campo

Sapato de noiva colorido

Rasteira para noivas

Bota para noivas

Salto para noivas

Se você gostou desse conteúdo também vai gostar de ver dicas de como escolher o acessório de cabelo!

16 Out 2020

Descubra qual sapato de noiva ideal você deve escolher para aproveitar todo o seu casamento!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

12 de Set de 2017

Significado das Cores do Vestido de Noiva

24 de Nov de 2017

10 Ideias de Lembrancinhas para Padrinhos e Madrinhas de Casamento

19 de Set de 2017

12 Sugestões de Cores Para a Decoração de Seu Casamento