03/02/2018 às 11:20 Casamento

Dicas Infalíveis para Evitar o Estresse Antes do Casamento

1230
5min de leitura

Os preparativos do casamento demandam muitas obrigações e cuidados com os mínimos detalhes, para que sua festa seja memorável. Esse acúmulo de atividades gera uma grande carga de tensão, desconforto e estresse antes do casamento.

Visando planejar uma rotina sadia antes de oficializar a relação, veja algumas maneiras de evitar o estresse antes do casamento que separamos para você.

1) Cuide da alimentação

O primeiro cuidado que você precisa ter envolve os alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas, cafeínas, cigarros e excesso de café.

Todas as bebidas citadas são estimulantes, que podem trazer maior sensação de nervosismo. Já as comidas gordurosas podem barrar o trabalho do ácido graxo, agente que reforça o bom humor.

Alguns dos alimentos indicados para evitar o estresse antes do casamento são as frutas e vegetais, como laranja e alface.

A laranja melhora o desempenho do sistema nervoso e funciona como um relaxante muscular. Ela combate o estresse e impede a fadiga. Além disso, é rica em vitamina C, cálcio e substâncias hidratantes.

Relativo à alface, possui lactucina e lactupicrina, substâncias que relaxam. Outro alimento que acalma é o chá de ervas, bastante indicado pelos especialistas.

Consuma ainda castanha do pará, cujo o selênio presente nela é um excelente agente antioxidante.

Os peixes e frutos do mar são proteínas que amenizam o cansaço e ansiedade. Eles contêm selênio e zinco, que atuam diretamente no cérebro.

Uma dica essencial de como evitar o estresse antes do casamento é mudar radicalmente o cardápio restando 1 semana para a ocasião.

Nesse período, a cautela deve ser redobrada e talvez você precise aumentar a ingestão de carboidratos.

Isso porque a ansiedade é maior nessa época, gerando maior gasto de energia diária. Assim, consumir mais carboidratos irá garantir a reposição da energia perdida e você se controlará quanto ao estresse.

2) Aproveite as horas de sono

Uma das principais dicas de como evitar estresse antes do casamento, que realmente funciona, é dormir bem.

Por isso, não abra mão de uma boa noite de sono. Durma de 7 a 8 horas num quarto silencioso e escuro.

Para que você consiga dormir rapidamente não fique até tarde no computador, pois a luz do monitor atrapalha a produção do hormônio do sono.

Tome banho morno antes de se deitar, um ótimo calmante, e não ingira alimentos com cafeína nem estimulantes.

Se você gosta de ler, esta é uma excelente técnica para que você pegue no sono e controle o estresse antes do casamento.

Entretanto, o assunto do livro deve lhe satisfazer para que tenha o efeito desejado. Alguns dos temas indicados são os contos, poesias, romances e leituras religiosas.

Esses tipos de leituras não deixam você ansiosa para tentar descobrir os próximos capítulos, o que favorece o sono.

Lembrando que os livros de humor também são recomendados, pois o sorriso libera a endorfina, hormônio do bem-estar. Com isso, diminui a tensão muscular, reduz a frequência cardíaca e desacelera atividade mental.

3) Delegue parte das tarefas

Não deixe tudo sob sua responsabilidade. Distribua algumas tarefas para as pessoas de sua confiança, como seu noivo, familiares, amigos próximos e madrinhas.

Assim, uma das formas de como evitar o estresse antes do casamento é pedindo auxílio ao seu companheiro para entregar os convites de casamento, por exemplo.

Seus pais podem lhe ajudar a buscar os bem-casados no dia do casamento. Já as madrinhas irão colaborar na decoração das mesas da festa ou amarrar as lembrancinhas de casamento.

Tenha certeza que essas pessoas ficaram contentes em participar de alguma forma do seu casamento, enquanto você consegue dosar o estresse.

4) Descontraia com as amigas

Outro conselho sobre o que fazer com o estresse pré casamento é não se fechar em seu mundo.

Isso quer dizer que você deve sair com as amigas e colocar o papo em dia. Um pouco que você consiga esquecer os preparativos de casamento já ameniza a ansiedade e a preocupação.

O passeio será ainda mais relaxante se convidar pessoas queridas para um tratamento de spa. Relaxe com massagem, manicure, pedicure, tratamento facial e ofurô, e dê muitas risadas com as suas amigas.

5) Planeje seu casamento

Tenha uma lista da programação, no excel por exemplo, detalhando as atividades que precisam ser efetuadas cada dia até o casamento.

À medida que for concluindo as tarefas, risque as mesmas. Isso ajuda em sua organização e evita o estresse antes do casamento.

Uma ideia para planejar o seu evento é alternar tarefas amenas com outras mais cansativas. Outra orientação é reanalisar a planificação das obrigações a cada semana, para que nada se atrase.

6) Separe sua vida profissional da pessoal

Uma das maneiras de evitar estresse antes do casamento é não acumular funções. Deste modo, não leve tarefas do trabalho para casa.

E mais, nas semanas que antecedem seu casamento, tente reduzir as horas de trabalho, se isso for possível.

7) Contrate um cerimonial

Com um papel fundamental, o cerimonial ajuda na organização do casamento e até mesmo no grande dia, pois ele planeja e coordena todos os detalhes. A cerimonialista é extremamente responsável por cuidar de detalhes, como um maestro, todos os envolvidos, desde sua pré-produção à execução do evento, para que tudo aconteça de forma perfeitamente.

Uma das atividades que o cerimonialista deve estar disponível para atender e auxiliar os noivos são:  promover reuniões periódicas para acertar detalhes e preparar cronogramas; na igreja dar assessoria e orientações aos participantes do cortejo, noivos, convidados e coordenar profissionais, recepcionar os convidados, trabalhar de forma colaborativa com fotógrafos e cinegrafistas, administrar o serviço do buffet entre outros detalhes a mais.

Gostou da ideia? Entre em contato com nós do Studio Jr., podemos indicar ótimos profissionais no ramo, para que eles cuidem com excelência do dia mais importante da sua vida, evitando assim o estresse e preocupações.

Conclusão

Não deixe a pressão e o ritmo acelerado das atribuições de casamento lhe afetarem. Dessa forma, algumas das dicas de como evitar estresse antes do casamento são ter uma alimentação saudável e que relaxe, além de possuir uma rotina de sono e dormir bem.

Outras medidas de como evitar o estresse antes do casamento englobam separar algumas atribuições para serem realizados por amigos ou parentes e sair para relaxar com as melhores companhias.

Para evitar o estresse antes do casamento, você também deve planejar o casamento de forma que as atividades sejam controladas e executadas no tempo certo. Por último, próximo ao casamento, tente trabalhar menos para se dedicar ao grande dia.

03 Fev 2018

Dicas Infalíveis para Evitar o Estresse Antes do Casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

como evitar o estresse do casamento estresse antes do casamento

Quem viu também curtiu

12 de Set de 2017

Significado das Cores do Vestido de Noiva

24 de Nov de 2017

10 Ideias de Lembrancinhas para Padrinhos e Madrinhas de Casamento

19 de Set de 2017

12 Sugestões de Cores Para a Decoração de Seu Casamento