Imagem capa - 5 Dicas Para Escolher o Buquê da Noiva por Studio JR.
Casamento

5 Dicas Para Escolher o Buquê da Noiva

Um dos destaques do casamento, o buquê, precisa combinar com o vestido da noiva, sua estatura e maquiagem. Além disso, para que você estabeleça o buquê de noiva perfeito, analise os diferentes formatos, as cores e os tipos de flores.


Você está na dúvida se deve integrar o buquê com rosas, tulipas, lavandas, peônias ou lírios? Siga nossas dicas para escolher o buquê de noiva e surpreenda a todos com uma linda composição de flores e folhas.


1) Formato do buquê


  • • Buquê redondo

O buquê redondo é comum ser encontrado nos casamentos. Ele é composto por pequenas flores.


Este formato de buquê é perfeito aos vestidos de noiva com cortes de princesa, ou com saias volumosas.


Quanto à estatura, se você é baixinha o buquê redondo é ideal. Porém, qualquer noiva pode aderir ao buquê redondo.


  • • Buquê braçada

Já o buquê braçada é aquele carregado nos braços, diferente de vários que ficam nas mãos das noivas. Encaixa-se nos casamentos diurnos.


Nele, utilizam-se flores como copo de leite, lírios e tulipas, além de folhagens com caules alongados.


Esse é o tipo de buquê de noiva perfeito se o seu vestido for do tipo império, princesa, reto de saia caída ou com corte em A.


Se você é uma noiva esguia, alta e magra, o buquê braçada é uma das opções que deve considerar.


  • • Buquê assimétrico

Ele é composto por flores diferentes umas das outras e coloridas, ajustadas sem uma uniformidade.


Combina com os diversos tipos de vestidos e por ter um visual mais rústico, encaixa-se bem no casamento de campo. Sua altura não influencia neste tipo de buquê de noiva.


  • • Buquê cascata

Como o próprio nome sugere, o buquê cascata possui flores que caem em cascata. Os casamentos noturnos são propícios a esse tipo de buquê, que é sofisticado e encantador.


Uma das dicas para o buquê da noiva é não utilizá-lo caso seu vestido tiver corte em A ou for do tipo princesa.


O buquê cascata se ajusta às mulheres altas, devido ao seu formato que reduz a silhueta. Se você possui menor estatura, escolha modelos menores, para que o buquê não reduza seu tamanho nem tampe o vestido.


2) Leve em conta a estação do ano


  • • Primavera

Se estiver na primavera, são muitas as opções de flores coloridas. Você pode optar pelas rosas, lavandas, cravos, peônias, mosquitinho, callas, catleya, copos de leite e delphinium.


  • • Verão

O verão nos proporciona escolher para o buquê as rosas, astromélias, margaridas, cravos, dálias, lisianthus, cravos, boca-de-leão, lírios e diversas outras flores.


  • • Outono

As dicas para escolher o buquê de noiva no outono são as gérberas, dálias, rosas, astromélias, urze, orquídea cymbidium, gypsophila, e catleya.


  • • Inverno

No inverno, as possibilidades para preencher o buquê da noiva são as tulipas, botões de ouro, rosas, astilbe, orquídeas e anêmonas.


3) Considere as cores do buquê de noiva


O buquê de noiva precisa se aliar ao seu tom de cabelo. Se for morena, as flores mais alegres, como amarelo e laranja darão um brilho a você. As noivas loiras ficam deslumbrantes com os buquês brancos em tons pastéis.


Por outro lado, se você tiver madeixas de tom ruivo, as cores intensas como laranja e vermelho promovem seu destaque. Misture ainda bastante folhagem verde na composição do buquê.


A maquiagem, em especial a cor do batom, é outro fator que deve levar em consideração quanto às cores de buquê de noiva.


Por exemplo, caso optou por um batom vermelho, o buquê de noiva com flores brancas, ou misturadas com tons vermelhos, deixa seu visual lindo e equilibrado.


4) Defina o tamanho correto


Para não errar em como escolher buquê da noiva, a proporção certa deve relacionar com sua estatura e não pode esconder o vestido.


Caso você seja uma noiva alta, as flores avantajadas e os ramos longos são indicados. Para as noivas baixas, são recomendadas as flores pequenas e ramos redondos.


5) Alie à sua personalidade


Os buquês roxos e demais cores chamativas combinam com uma personalidade despojada. Neste caso, pode ser composto por rosas de variados tons que dará um charme incrível.


Uma das dicas para escolher o buquê de noiva se você é mais conservadora, procure utilizar um buquê branco, mais sutil, e com poucas flores.


Conclusão


Seguindo as orientações de como escolher buquê da noiva, sua decisão será facilitada e baseada em alguns elementos, como o formato do buquê.


O modelo redondo encaixa nas noivas mais baixas e nos vestidos de saias com grande volume ou que tenham cortes do tipo princesa. Já o buquê cascata se ajusta melhor as mulheres altas, transparecendo exuberância.


Outras dicas para escolher o buquê de noiva são compor com flores pertinentes à estação do ano do casamento, decidir o buquê embasando na sua personalidade, e ainda, harmonizar as cores das flores com alguns fatores, entre eles o seu cabelo.