16/11/2017 às 11:20 Casamento

Como Escolher o Dia do Seu Casamento: Dicas Certeiras

820
5min de leitura

No momento que você anuncia o casamento aos amigos e familiares, a primeira pergunta por parte deles é qual a data marcada para o evento. As pessoas querem saber o dia, para já reservarem em suas agendas e poderem comparecer. Por isso, a questão fundamental é como escolher o dia do casamento?

A partir da definição da data para casar, outros pendências ficam mais fáceis de serem solucionadas. Sabendo o dia, a estação do ano, se é feriado ou não e se é uma data comemorativa, você tem ideias para o estilo de festa, os trajes, a decoração, buffet, entre outros fatores.

Dessa forma, fique de olho em algumas dicas úteis de como escolher o dia para casar.

Pense no simbolismo

Algumas maneiras românticas de como escolher o dia do casamento são a data de aniversário de namoro, o dia que se conheceram ou do primeiro beijo.

Se a data já é significativa para vocês, as festividades de casamento se tornarão ainda mais emocionantes e especiais.

Outra possibilidade é o dia do casamento dos seus pais ou dos avós, se isso for simbólico a você. E o dia dos namorados? Não deixa de ser uma data comemorativa.

Pense ainda no dia de aniversário de um dos membros do casal, dos pais dos noivos ou de algum parente importante na vida de vocês.

Caso vocês cheguem num acordo da melhor data para casar, porém o dia não é propício, como numa segunda-feira, tente ajustar para um fim de semana próximo.

A intenção é que a época definida seja marcante e represente algo a vocês. Avise os convidados o motivo pela escolha da data de casamento. Assim, todos entrarão no clima.

Feriados devem ser considerados

Verifique a tabela de feriados nacionais e municipais, tanto da sua cidade quanto dos municípios dos convidados.

Isso é importante porque talvez muitos dos familiares ou amigos podem morar em outra região. O que pode acontecer, por exemplo, é eles já terem agendado alguma viagem importante, devido ao feriado prolongado no município deles.

Para não errar em como escolher o dia para casar, se quiser marcar o evento num feriado, avise os convidados com bastante antecedência.

A vantagem dos feriados prolongados, como aqueles que iniciam na quinta-feira, é que facilita a locomoção de pessoas de fora da cidade. A desvantagem é que alguns dos convidados já programaram e acertaram a viagem de férias, por exemplo.

Outro lado positivo do feriado prolongado é quando o mesmo cai numa segunda-feira. Você poderia marcar o evento para o domingo, data que costuma ser mais barata para locação dos espaços, como salão de festas e igreja.

Outra dica de como escolher o dia do casamento abrange os grandes eventos, como a copa do mundo, finais de campeonato de futebol e olimpíadas. As pessoas fazem questão de comparecer nestes espetáculos ou acompanhar todos os detalhes.

Agora pense se a novela das oito estiver se encaminhando ao final. Até essa época pode ser impeditiva. Os convidados não faltarão ao casamento para assistir a atração, mas podem se atrasar para ver os momentos derradeiros da novela.

Analise o orçamento

A variação dos preços de casamento acontece até em função dos meses. Por isso, uma das sugestões de como escolher o dia para casar é pesquisar quanto ficaria o evento em cada época do ano.

Os meses com grande procura são Maio, o qual é o mês das noivas, e Setembro, devido ao agradável clima. Dezembro e Janeiro também são muito disputados, por serem meses típicos de férias e pelo clima de verão.

Claro que as épocas mais concorridas são mais caras para o casamento e tem menos datas disponíveis.

Entre os meses menos disputados, estão Fevereiro, Junho, Julho e Agosto. Essas datas para casar podem caber no seu orçamento.

É importante saber ainda que as igrejas e buffets cobram menos quando o casamento acontece em dias de semana, como numa sexta-feira. A desvantagem é que dificulta o acesso dos convidados que trabalham normalmente nesses dias.

O período do dia também pode influenciar nos preços, sendo que o casamento noturno é mais custoso. Se for sábado à noite então, o orçamento deve ser bem maior.

Decida pela estação do ano 

O tempo intervém no estilo, no local do evento e na atmosfera do casamento. Por isso, estude bem como escolher o dia do casamento de acordo com a estação do ano, já que você não vai se sentir bem casando num frio absurdo ou num calor 40ºC.

O comportamento das pessoas também é afetado pelo clima. Assim, programe-se para que o casal e os convidados se sintam a vontade.

Pondere ainda pelo seu gosto e de seu noivo. Se vocês preferem praia, natureza, sol, casamento ao ar livre, bebidas refrescantes, o verão é uma boa opção.

Já o friozinho de inverno também é uma possibilidade, pois as comidas típicas são saborosas, como caldinhos, massas, sobremesas à base de chocolate ou brownies, além do vinho como possibilidade de bebida. O sol de inverno também dá destaque à noiva.

Caso você almeje um clima aconchegante e romântico, o outono é favorecido para o seu casamento. Por fim, as flores diversificadas da primavera oferecem charme e beleza à ocasião.

Pesquise pelas flores

As flores utilizadas na decoração é um fator relevante, ajudando como escolher o dia para casar. Elas florem de acordo com a época específica de cada uma.

Quando fora do período certo, algumas flores são mais caras, isso se forem encontradas. Por exemplo, o mês de março traz as orquídeas para ornar com seu casamento.

As tulipas estão presentes no mês de junho. Já o copo de leite é uma linda flor que está em alta em agosto, apesar deste mês não ser o favorito dos noivos para realizar a cerimônia de casamento.

Conclusão

Para a celebração de casamento, um elemento fundamental é a data escolhida. Esta deve ser estabelecida depois de uma ampla análise, já que os seus familiares e convidados precisam obrigatoriamente estar presentes.

Outros fatores para acertar a data para casar são verificar os meses para o evento, já que alguns períodos são mais caros que outros, e a simbologia do dia estabelecido para a efetivação da união, como a data de aniversário de namoro ou de quando se conheceram.

Por fim, verifique ainda a estação do ano predileta de vocês, e ainda, as flores presentes na data definida para o casamento.

16 Nov 2017

Como Escolher o Dia do Seu Casamento: Dicas Certeiras

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

12 de Set de 2017

Significado das Cores do Vestido de Noiva

24 de Nov de 2017

10 Ideias de Lembrancinhas para Padrinhos e Madrinhas de Casamento

19 de Set de 2017

12 Sugestões de Cores Para a Decoração de Seu Casamento